O Golpe de Calor  é infelizmente uma causa de morte de cães e gatos durante o verão. Tal deve-se a estes serem deixados em condições onde sofrem um aumento de temperatura não tendo como o compensar. Factores de risco preferenciais são deixar os animais dentro de carros ao sol ou sombra, mesmo com janelas entreabertas, em areas da casa sem circulação de ar e sem água fresca ou no exterior sem sombra e água.Nenhum animal deve ser deixado ao calor no exterior ou em zonas sem circulação de ar fresco.

Nesta altura do ano começando a época balnear é costume verem-se os cães na praia a brincar com os donos. No entanto é tambem uma época de risco para os mesmos animais devido a temperaturas elevadas. Desaconselhamos em absoluto idas á praia de animais. As horas de maior calor são absolutamente INTERDITAS. Animais de focinho curto, braquicéfalos, como sendo por ex, o Bulldog Inglês e Bouledogue Francês e outros, animais idosos e juvenis não devem ir á praia DE TODO .

Com o golpe de calor a sintomatologia que pode esperar é a seguinte :

Respiração ofegante e salivação, descoordenação motora e agitação, aumento da temperatura corporal, eventuais vómitos podendo levar a desmaio do animal. A acção a seguir será contactar de imediato o seu médico veterinário a pedir indicações e levá-lo a um centro médico veterinário imediatamente. Trata-se de uma emergência médica em que cada minuto pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Caso encontre um animal dentro de carro com vidros fechados ou semi-abertos, sem dono à vista,  deverá contactar as autoridades mais próximas e alertar sobre  a situação.Poderá estar a salvar a vida a esse animal.

 

                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site