pets, pet supplies
pets, pet supplies

      Inicio         Casos clinicos         Cães       Gatos         Prevenir        Emergências Médicas             Saúde              Contactos            Horário    

pets, pet supplies
 

 

pets, pet supplies

A vacinação- Para quê

pets, pet supplies
pets, pet supplies

 

 

Esta   é sem dúvida a primeira barreira  contra as doenças. Para manter o seu animal saudável é necessário antes de tudo tê-lo vacinado. È simples e pode poupar-lhe muitas visitas ao Veterinário e até mesmo a vida do seu amigo.

Em Portugal  é    obrigatória a vacina contra a Raiva. Apesar disso existem muitos animais que não estão vacinados, o que dificulta o trabalho do veterinário. Mesmo a vacinação efectuada  muitas vezes não é seguida de forma sistemática invalidando a sua eficácia, ou é efectuada ilegalmente por não veterinários. Este facto em caso de agressão de um animal a outras pessoas pode causar sérios problemas. Todos os veterinários têm um número de carteira profissional que os credencia ao exercicio da sua profissão. Lembre-se que o veterinário não se limita a dar a injecção da vacina mas também faz um exame fisico geral do animal.

O que é uma vacina?
A palavra vacina  foi usada a primeira vez em honra do médico Edward Jenner. O conceito de usar uma pequena infecção para protecção causada por um organismo relacionado, foi desenvolvido por cientista francês, Louis Pasteur.

 

 

Que vacinas são necessárias nos cães e nos gatos?
Dependendo da localidade onde mora, algumas infecções podem ser mais ou menos frequentes. O seu veterinário pode analisar os riscos nas suas circunstâncias e aconselhá-lo sobre o programa de vacinação. O leque de vacinas disponível para cães inclui Esgana, Parvovirose, Hepatite Infecciosa, Leptospirose, Laringotraqueíte, Raiva e Piroplasmose.

Os cachorros e gatos precisam de tomar várias doses de vacinas. A primeira dose é a dose de preparação e a segunda dose, o chamado reforço faz com que a resposta seja maior e a imunidade se torne mais longa.

A  vacina cura a doença?
Não, a vacina tem um efeito preventivo.que demora  cerca de  12  dias a atingir um nível adequado e deve-se manter os animais isolados de outros até acabar a administração do reforço. O animal não deve ser vacinado se estiver doente. Alguns animais podem ter rações ao excipiente das vacinas. Caso note inchaços iou dificuldade sem respirar deve entrar em contacto imediato com o seu veterinário.

A revacinação anual  (rappel) é essencial.

Tome nota que qualquer animal que encontre na rua pode não estar vacinado, e o facto de o seu animal não sair de casa    não impede que ele contraia uma doença. As pessoas também podem    inadvertidamente ser portadoras de doenças transmissíveis aos animais.  

 

 

pets, pet supplies
 
pets, pet supplies