Se o seu gato sofre de uma Insuficiência Renal, a primeira atitude do seu  médico veterinário assistente será prescrever medicamentos e fluidoterapia para restaurar a hidratação, o equilíbrio eletrolítico.

A diálise serve para filtrar as toxinas do rim doente, mas isso só prolonga a vida do gato. A diálise pode melhorar as chances de sobrevivência durante a espera por um transplante. Na verdade, é comum em gatos efectuar alguns destes tratamentos antes da cirurgia. Um transplante renal é a maneira de salvar o seu gato de uma insuficiência renal crónica ou aguda. 



As hipóteses de sucesso no inicio da técnica eram de 65% de sobrevivência após o primeiro ano, mas actualmente são de 90% .Estes dados são dados pelas clinicas que os efectuam, não havendo acesso ao numero de casos totais. No entanto se desejar efectuar uma cirurgia destas terá de se dirigir a Inglaterra a um dos 3 centros que presentemente a efectuam e prepara-se para abrir os cordões à bolsa.

È que o procedimento custa cerca de 10.000 dolares, pois demora 4 horas e envolve um elevado nível de preparação para a sua taxa de sucesso. Os donos do gato regra geral adoptam o gato doador que é saudável, mas não tem um lar; são geralmente animais que vivem em abrigos ou no próprio hospital ou clinica  veterinários.

Desta forma são salvas duas vidas . Um rim saudável é removido do doador e transplantado para o gato receptor. Durante o processo microcirúrgico, o ureter do rim do doador é ligado à bexiga do receptor e o novo rim é ligado aos vasos sanguíneos do receptor.

Os rins afectados permanecem no gato doente. O novo rim é colocado próximo à bexiga. O gato receptor viverá com 3 rins e o doador com 1. Na realidade, os dois rins originais apesar de fracos ainda desempenham alguma função, e são vitais na maximização das possibilidades de sobrevivência do gato.


Em alguns casos, o novo rim não começa a funcionar imediatamente e então será necessária a ajuda dos rins originais que só serão removidos em caso de desenvolverem uma infecção ou tumores.

Nem todos os animais são elegiveis para transplante, no entanto, devendo ser efectuados testes aos gatos doadores e receptores de forma a verificar a sua compatibilidade.

No entanto existem problemas morais. Antes de mais relativamente ao gato doador será moralmente aceitável retirar um rim, sabendo que ele poderá de futuro vir a também ter problemas de saude ?

A cirurgia de transplante pode ser um sucesso em si,  alertamos, mas o único sucesso é se o gato vive muito para além do que seria expectável, de outra forma se o se curso normal de vida, após cirurgia, recuperação e tendo de ser observado regularmente e fazer medicação bem como o gato doador, fôr idêntico ao expectável sem transplante não terá sido para nada. 

 

 
                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site