A doença periodontal  é uma condição dolorosa que ocorre quando bactérias, placa bacteriana e tártaro se acumulam nos dentes e ficam presos debaixo  da linha da gengiva.

Alguns guias para saber se o seu cão ou gato tem problemas de saúde oral e como  os prevenir :

A doença periodontal  começa cedo na vida. Aos três anos de idade, a maioria dos cães e gatos têm algum grau de doença dentária. Os primeiros sinais em  animais de estimação incluem mau hálito, acumulação de tártaro amarelo nos dentes, e gengivas vermelhas e inchadas.

 

A detecção precoce da doença periodontal  do seu animal de estimação é vital. Se não for tratada, irá progredir para causar dor crónica e inflamação.

Estas situações  causam dores crónicas significativas em animais de estimação. Quando  é descoberta mais tarde, após anos de acumulação de tártaro, placa e bactérias terem causado infecção, inflamação e dentes doentes, o seu animal de estimação já experimentou dores significativas, crónicas e que mudam a vida. Mas os animais são especialistas em esconder sinais de dor, por isso a dor pode passar despercebida por si. Em vez disso, poderá ver que o seu animal é cada vez mais irritável e letárgico e tem uma diminuição das mudanças de apetite que pode atribuir ao avanço da idade do seu animal ou a outros factores do seu estilo de vida. Mas após um procedimento dentário adequado, como por ex, uma destartarização, nos casos em que há acumulação de placa , muitos tutores de  animais  relatam o aparecimento de "um animal de estimação totalmente novo" - alguém que é mais feliz e mais activo.

A anestesia torna a avaliação e o tratamento dentário mais seguro e menos stressante para o seu animal .. Colocar o seu animal sob anestesia durante o procedimento permite ao seu veterinário fazer um diagnóstico mais preciso e diminuir a possibilidade de complicações. O seu amigo de 4 patas  descansará confortavelmente enquanto a equipa veterinária realiza com segurança uma limpeza dentária completa e adequada.

A anestesia é muito mais segura do que possa pensar. Antes da anestesia, o seu animal de estimação será cuidadosamente examinado sendo solicitadas  análises de sangue e outros exames c para garantir que está livre de doenças subjacentes que possam influenciar o procedimento . Durante o procedimento dentário, um profissional treinado dedicar-se-á a monitorizar continuamente, registar sinais vitais, e comunicar os resultados ao veterinário.

A odontologia não anestésica é stressante, insegura, e ineficaz. Imagine vários estranhos que o seguram e falam uma língua que não compreende. Estão a brilhar luzes brilhantes no seu rosto e a inserir na sua boca instrumentos afiados e assustadores que beliscam e picam. Isto é o que o seu animal de estimação suportaria durante um procedimento dentário não anestésico. Sem anestesia, é impossível obter radiografias para ver o que está por baixo da linha gengival do seu animal de estimação. Também é impossível limpar os dentes de forma segura e eficaz utilizando esses instrumentos afiados enquanto o animal está desperto. 

A remoção da placa bacteriana dos dentes abaixo da linha da gengiva é vital. As bactérias prosperam sob a linha da gengiva, causando infecções profundas na raiz do dente e no maxilar que podem propagar-se por todo o corpo e afectar outros órgãos, tais como o coração e os rins.

O seu médico  veterinário pode criar um protocolo de dor personalizado para manter o seu animal de estimação confortável. Embora o seu animal de estimação seja anestesiado durante a extracção de um dente, os medicamentos anestesiantes diminuirão a quantidade de anestésico geral necessário e podem durar até oito horas após o procedimento, permitindo ao seu animal de estimação descansar em conforto. O seu  médico veterinário pode adaptar a medicação para a dor prescrita ao seu animal de estimação de modo a que ele recupere pacificamente em casa.

Os cuidados domiciliários são uma parte essencial dos cuidados com a saúde oral do seu animal de estimação. Escovar os dentes do seu gato ou cão todos os dias irá promover a boa saúde oral e evitar cirurgias potencialmente dispendiosas ao longo do caminho. É mais fácil do que pensa: existem até pastas de dentes especiais para animais de estimação com sabor a malte. (Nota: Nunca utilize pasta de dentes humana, que pode conter ingredientes  que são tóxicos para os animais). Além disso, a acumulação de placa bacteriana e tártaro pode ser evitada alimentando o seu animal de estimação com uma dieta dentária especial, especificamente concebida para ajudar a preservar a saúde oral.

Nem todos os produtos dentários para animais de companhia são criados de forma igual. Se não for capaz de escovar os dentes do seu animal com a frequência que desejar, considere a utilização de outros produtos dentários

 

 

                                                                                       ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site