Alguns parasitas dos animais são passiveis de transmitirem doenças ao ser humano ( as chamadas Zoonoses). Como tal, além de salvaguardar o animal, o proprietário protege-se a si mesmo e aos seus mantendo o animal convenientemente desparasitado.

O mais conhecido de todos os parasitas é a pulga. Estas residem no pelo do animal onde se alimentam de sangue, acasalam e pôem ovos.A sujidade  deixado por elas na pele do animal é sangue seco. Se apanhar alguma e esfregar num guardanapo de papel e adicionar água, ele fica vermelho o que é prova de infestação.A fêmea produz em média 2000 ovos durante a sua vida. Devido à temperatura mais alta dos cães, eles são na nossa casa o local favorito, mas experimente levá-lo para outro lado e não o trazer de volta e verá o estado de sua casa.

A carraça é outro dos parasitas mais sociáveis que conhecemos. Nunca estão sozinhas. Podem transmitir doenças das quais a mais conhecida é a febre da carraça.. É comum ver-se duas carraças juntas, uma maior que é a fêmea e outra menor ( o macho).

Em adição pode-se falar das lombrigas. É sempre importante ter os seus animais desparasitados, mais ainda no caso de ter crianças pequenas que estejam em contacto com eles. E a desparasitação é muito simples não necessitando de grande acompanhamento, bastando seguir as indicações e efectuá-la regularmente.

Controlo:Existem vários produtos para combater os parasitas, desde aqueles que inibem o desenvolvimento até aqueles que matam o parasita. Informe-se com o seu veterinário assistente sobre os mais adequados.

 

                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site