Quatro mitos comuns sobre anestesia veterinária
A marcação de uma cirurgia ou tratamento dentário para o seu animal de estimação pode ser uma proposição assustador. Cada procedimento cirúrgico tem sempre um certo grau de risco, por isso é difícil pensar sobre os seus entes queridos sob anestesia. Deve portanto, antes da intervenção, conversar com o seu médico- veterinário para determinar o que é melhor para o seu animal de estimação e discutir as suas preocupações.


                                                   


Mitos mais comuns sobre anestesia:

Primeiro Mito-As complicações são muito comuns

Facto: Não deixe que ouvir histórias, muitas vezes em segunda ou terceira mão, impeçam o
seu animal de estimação de receber os devidos cuidados médico- veterinários. É verdade sim, que complicações ocorrem, mas o seu médico-veterinario vai tomar todas as precauções razoáveis,desde recorrer a um historial clinico do animal, procedimentos de monitorização do procedimento cirúrgico, e recorrer à adequada avaliação do paciente e preparação do paciente de forma minimizar esses riscos.

Segundo Mito-Certos anestésicos vão prejudicar o meu animal de estimação
Facto: Todos os anestésicos têm os seus riscos e benefícios. Na maioria dos casos, como já referimos, o acompanhamento do animal de estimação (por exemplo, grau da anestesia anestésica, a respiração, oxigenação, pressão sanguínea, temperatura corporal e actividade eléctrica do coração) durante um procedimento cirurgico é muitas vezes mais importante que o protocolo anestésico selecionado.

Terceiro Mito- A maioria das complicações vão ocorrer na cirurgia quando o meu animal de estimação está anestesiado.
Facto: Quase metade dos problemas com analgesia ocorrem após a analgesia e durante a recuperação.


Quarto Mito: A Internet é a fonte mais confiável para informações sobre potenciais riscos de anestesias Facto: Embora alguns sitios ofereçam informações úteis,muitos contêm inconsistências e muitas
falsidades ou são simplesmente compilações de pessoas que não têm capacidade cientifica para avaliar e editar a informação que colocam online. Deve seguir dados de sitios da internet de Universidades, empresas de sáude médico e centros médicos veterinários e questioná-los directamente quando tiver dúvidas. De igual forma deve discutir antecipadamente os procedimentos que irão ser tomados de forma a estar 100% informado/a sobre tudo que irá ocorrer.

Em conclusão.Todos os procedimentos possuem sempre um certo grau de risco.Ninguém em sã consciência lhe pode referir que o que vai fazer é 100% seguro.No entanto, existem procedimentos de segurança que podem e devem ser feitos e que são sempre sugeridos aos donos dos animais de estimação serem efectuados para aumentar as margens de segurança

 

 
                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site