Causada por um retrovírus  é transmitido por contacto directo, envolvendo saliva ou secreções. Felizmente o vírus não sobrevive no ambiente por muito, no entanto é potencialmente mortal com uma taxa de 33% de fatalidade..

O FeLV é a maior causa mortal entre os gatos actualmente, tirando-se as mortes por acidente.Transmite-se fácilmente por lambidelas ou espirros de gato para gato.Não afecta o homem nem animais de outra espécie. A melhor forma de lidar com esta situação é através da vacinação preventiva.Apesar de poder ser infectado em qualquer idade e o risco aumnetar com esta são os gatinhos que têm mais probabilidade de ser afectados.



Esta doença  impede que o sistema imunológico do felino funcione de forma adequada  fazendo com que ele fique mais  susceptível à infecções. Como  organismo fica sem defesas, doenças sérias como o cancro podem  desenvolver-se, causando até a morte do animal dentro de 1 a 5 anos após a infecção pelo vírus.

Os sintomas incluem anemia, depressão, perda de peso e de apetite, diarréia ou prisão de ventre, aumento de volume dos gânglios linfáticos, tumores, abortos, dificuldade respiratória e falta de resistência a outras doenças. Se o seu gato contrai doenças com muita facilidade deve suspeitar da presença deste vírus. O gato infectado deve ser mantido isolado dos outros e deve equacionar não lhe  ser permitido sair à rua onde pode contactar com outros gatos e infectá-los ou ser por sua vez infectado por eles.

                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site