A imagiologia é uma grande aliada do Médico-Veterinário  


  • Radiologia Digital
  • Ecografia
  • Tomografia Axial Computorizada

 No caso da radiologia  permite  o estudo de órgãos e/ou estruturas através da utilização dos raios-x sem necessidade de envolver um processo de revelação tradicional, de forma mais eficiente e ao mesmo tempo mais amiga do ambiente..Através da radiologia é possivel ao médico veterinario a detecção de corpos estranhos, fracturas e desenvolvimentos anormais nos animais.

             

 

Nas últimas décadas foram acrescentados novos métodos aos já tradicionais raios-x. A  ecografia e a  ressonância magnética, bem como a tomografia axial computorizada   e muitos outros avanços vieram a contribuir para a evolução desta disciplina da medicina veterinária, permitindo desde a detecção de corpos estranhos, de diagnosticos de gravidez e problemas do foro neurológico. 

 

Ecografia

 Este  método de diagnóstico que aproveita o eco   produzido pelos sons   para ver em tempo real as sombras produzidas pelas estruturas e órgãos do organismo.   Conforme a densidade e composição das estruturas a atenuação e mudança de fase dos sinais emitidos varia, sendo possível a tradução em uma escala de cinzentos ou de cor, que formará a imagem dos órgãos internos.

 

 

Tomografia Axial Computadorizada (TAC),

É uma imagem que deriva do tratamento informático dos dados obtidos numa série de projecções angulares de raios X. Simplificadamente, traduz-se em  uma secção transversal  (uma "fatia") do corpo do animal a quem foi feita a TAC.

Basicamente, uma TAC  indica a quantidade de radiação absorvida por cada porção da secção analisada, e traduz essas variações numa escala de cinzentos, produzindo uma imagem. Como a capacidade de absorção de raios X de um tecido está intimamente relacionada com a sua densidade, zonas com diferentes densidades terão diferentes cores, permitindo distingui-las. Assim, cada pixel da imagem corresponde à média da absorção dos tecidos nessa zona, expresso em Unidades de Hounsfield (em homenagem ao criador da primeira máquina de TAC). É um exame radiológico exibido como imagens tomográficas finas de tecidos e conteúdo corporal, representando reconstruções matemáticas assistidas por computador.

 

                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site