pets, pet supplies
pets, pet supplies

          Inicio         Casos clinicos         Cães       Gatos         Prevenir        Emergências Médicas             Saúde              Contactos            Horário  

pets, pet supplies
 

 

pets, pet supplies

 Gripe das Aves

pets, pet supplies
pets, pet supplies


  A gripe das aves é uma doença contagiosa dos animais, causada por vírus que, geralmente, infectam apenas aves e, mais raramente, os porcos. Pensa-se que todas as espécies de aves são susceptíveis à infecção, mas as aves de capoeira são mais vulneráveis e a doença pode rapidamente atingir proporções de epidemia.

A doença manifesta-se de duas formas nas aves; uma que apenas provoca alterações nas penas e reduz a produção de ovos. A segunda manifestação é muito mais preocupante: extremamente contagiosa e rapidamente fatal, com uma morbilidade de quase 100 %, foi referida pela primeira vez na Itália, em 1878.

A gripe da aves circula entre os animais por todo o mundo. Algumas aves, sobretudo as aquáticas, são hospedeiras do vírus e espalham-no, através da saliva, secreções nasais e fezes.

 

Quais são os principais sinais da doença nas aves?

Apatia muito evidente, dificuldades respiratórias, corpo em bola, penas eriçadas associados a queda da produção (ovos) e elevada mortalidade.
Muitas vezes, o animal portador não fica doente, mas pode transmitir a gripe a outras aves. As aves domésticas podem ser infectadas através de contacto directo com animais doentes ou pelo contacto com superfícies (p.ex.: gaiolas) ou materiais (p.ex.: água ou alimentos), contaminados com o vírus.

O vírus transmite-se facilmente?
Entre as aves, sim, por isso as medidas de segurança europeias incluem o abandono da criação de aves ao ar livre, onde podem mais facilmente entrar em contacto com aves selvagens que transportem o vírus. 

 Como se transmite o vírus da influenza para as aves ?

R. A principal via de transmissão são as aves migradoras e pessoas que tiveram contacto com aves infectadas,através da roupa, calçado, mãos ou pele, estas pessoas podem disseminar o vírus para as aves.

Existe risco do homem contrair esta doença ? O risco é baixo. Até o momento, só ocorreram casos em pessoas que tiveram contacto directo com aves  doentes. Não foi comprovado qualquer caso de contaminação através do consumo de carne de aves e ovos, pelo.Mas dificilmente o H5N1 se transmite ao homem, porque é ainda um vírus adaptado às aves. É preciso haver um contacto muito próximo com as aves, e em especial com as suas fezes ou outros materiais biológicos, como sangue. Mercados onde se vendam aves vivas e quintas onde exista criação, em especial se misturadas com outros animais, são os ambientes onde o risco de transmissão é maior. O vírus pode transmitir-se através de inalação, ou pelos olhos. Lavar bem as mãos antes de as fazer entrar em contacto com o rosto é uma medida de higiene sempre acertada.

A Alemanha confirmou dia 1/3/06 o primeiro caso de gripe aviária em gatos. O animal, infectado com o H5N1, foi encontrado morto perto da baía de Wittow, na ilha de Ruegen, onde está a maioria das 129 aves selvagens contaminadas com a doença, no país.  
 O Ministério da Agricultura alemão apelou à vigilância, mas evitando reacções de pânico injustificadas. O Governo francês, por outro lado, encomendou um estudo para avaliar os riscos de transmissão da doença aos gatos. Não existem no entanto razões de alarme, situações similares  surgiram já na Tailândia pelo que não se assiste a mutação alguma do vírus.

O vírus é destruído a temperaturas superiores a 70 graus Celsius, pelo que a Associação Portuguesa de Segurança Alimentar aconselha a cozinhar a carne e os ovos a temperaturas superiores - embora não haja indícios de que o vírus H5N1 se transmita por via alimentar. Há várias pistas para garantir que os alimentos foram cozinhados a uma temperatura suficiente: a carne deve mudar de cor e, no caso do frango ou outras aves inteiras, pode-se espetar a zona mais espessa da perna com uma faca limpa, até que saia o suco. Este não deve conter fragmentos avermelhados ou rosados. Se o molho de um assado se encontra claro (sanguinolento ou rosado) é sinal de que não se atingiu a temperatura apropriada no seu interior. Os ovos devem ser cozinhados até que as claras e as gemas estejam duras.

Existe esta doença em Portugal ?

 Não existem registos de que a doença tenha ocorrido na avicultura portuguesa.A possibilidade de chegar ao nosso país  é de  momento é uma hipótese  remota. Porém, o Ministério da Agricultura, Desenvolvimento Rural e Pescas,adopta por rotina uma série de medidas para evitar a entrada da gripe aviária no território nacional . Seguindo os rotas de aves migratórias, já se verificou a ocorrência de casos entre as mesmas em  Áustria, Alemanha, Itália, Grécia, Eslovénia e Hungria.
.

Não existe uma vacina para a gripe das aves provocada pelo vírus H5N1, visto só ser possível fazê-la depois de ser conhecida a variante humana - prevê-se que esteja pronta seis meses após o aparecimento de uma possível pandemia.
Assim, a Organização Mundial de Saúde  recomenda que os grupos de risco, crianças, idosos e trabalhadores de saúde, sejam vacinados contra a gripe, evitando os surtos "normais" e a hipótese de que um vírus de H5N1 se encontre dentro de um hospedeiro com um vírus de gripe humana. Neste caso, como foi dito anteriormente - seria muito provável a pandemia.

Nos países onde já está instalada a gripe das aves, a Organização Mundial de Saúde recomenda que as pessoas que trabalham com aves domésticas sejam também vacinadas.

Nos países onde ainda não há notícia de casos de gripe das aves, recomenda-se que a criação esteja dentro dos currais, evitando o contacto com as aves migratórias - os prováveis transmissores da doença.

Há medicamentos eficazes?

Já há alguns anos que existem no mercado dois fármacos antivirais usados para diminuir os efeitos da gripe.Mas não vale a pena correr às farmácias para fazer stocks de antivírus em casa, pois a sua aplicação deve ser feita num período muito específico e, em caso de epidemia, não adianta tomar os comprimidos todos que tiver em casa para se proteger. Aliás, bastará que algumas pessoas os tomem para controlar a dispersão da infecção, mas essa decisão terá de ser tomada pelas autoridades sanitárias, com base em modelos epidemiológicos.  

Ligações externas a este site a seguir:

VÍRUS DE GRIPE AVIÁRIA DE BAIXA PATOGENICIDADE - RESULTADOS DA EXPLORAÇÃO QUE SE ENCONTRAVA SOB VIGILÂNCIA EM MAFRA

PROGRAMA DE VIGIlÂNCIA - GRIPE AVIÁRIA – 2005/2006 - RELATÓRIO FINAL ENVIADO À UE   D.G.V

PESQUISA DE VIRUS DE INFLUENZA AVIÁRIA (Período de 01.01.2005 a 31.01.2006)  L.N.I.V

Obrigação de declaração de posse de aves.

DATA LIMITE DE REGISTO DE ESPÉCIES AVÍCOLAS AINDA NÃO FOI DEFINIDA - Nota de Imprensa

RESULTADOS H5N1 EM 29 MARÇO - TODOS NEGATIVOS

OUTLINE INFORMATION ON H5N1 IN CATS (Avian influenza in other animal species)

 

Para informações contacte a Direcção Geral de Veterinária

800 270 275 - Nº VERDE de Informação

CENEGA - Centro Nacional de Emergência da Gripe Aviária

Horário de Funcionamento:
Dias úteis das 8h00 às 20h00
Centro Nacional
de   Emergência
E-mail: cenega@dgv.min-agricultura.
da Gripe Aviária

 

 

 

pets, pet supplies
 
pets, pet supplies