Furtos de Animais

Os furtos de animais de raça sucedem-se. Levar do quintal de uma vivenda um cachorro de raça é muito fácil. Adicionando a isso o facto da maior parte das pessoas não identificar os seus animais através de uma tatuagem ou electrónicamente e os elevados preços que Huskys, Rottweillers e outras raças atingem não é de admirar que o número de desaparecidos aumente de forma constante.

Muitos animais são ainda roubados para serem utilizados em combates de cães ou como  treino para os cães que efectuam esses mesmos combates um pouco por todo o país. Os métodos variam mas  recorre-se muito ao uso de cadelas no cio para atrair os cães. Esses animais são abatidos após os combates ou morrem de seus ferimentos pois esas situações não dispõem de  assistência veterinária. Tendo começado no norte do País com animais treinados especificamente para combate passou para as ruas com animais furtados.

Alguns animais são ainda furtados  para receber uma recompensa dos donos, tendo os ladrões simplesmente que fingir que encontraram o animal desaparecido.

A Identificação electrónica é uma das formas de combater este flagelo dos animais de companhia. Colocando um chip do tamanho de um bago de arroz no animal, dotado de um número único para cada animal e que pode ser detectado por um leitor próprio permite identificar o dono de um animal perdido imediatamente. De igual forma caso se suspeite de furto de um animal, caso este tenha sido préviamente   chipado tem-se a  prova inequívoca da identidade do mesmo.

Mesmo chipados aconselha-se no entanto que os donos de animais de tenra idade evitem tê-los sozinhos em quintais sem vigilância e de fácil acesso por estranhos e muito menos que os deixem andar sozinhos pela rua. Os animais tendo em vista a legislação vigente   e os riscos de furtos devem andar sempre de trela e coleira nunca saindo do campo de visão de seus donos.

 
                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site