Os furões são animais carnívoros pertencentes à família dos mustelídeos, sendo parentes próximos do cão.
Possuem grande quantidade de glândulas sebáceas espalhadas pelo corpo todo. Embora bastante vulgares em Portugal a sua posse não é permitida a não ser a pessoas responsáveis por controlo cinegético ou importados de outros países com certificado de entrada. Tal deve-se ao facto de o seu uso sistemático na caça ter levado à quase extinção de algumas espécies no nosso país.
Os machos têm um peso que varia de 1 a 2 kg. As fêmeas são menores e pesam de 600g a 950 g.
São animais que visualizam  bem as cores  preta e branca e tonalidades do cinza, sendo que podem distinguir cores que não são muito próximas.
Assim como o seu parente, o cão, possuem um olfato muito apurado.
Os furões  fêmea são monoéstricos estacionais (apresentam 1 cio por ano),  e o cio persiste na presença do macho.

Devem ser vacinados anualmente contra a a raiva e esgana.

Dados fisiológicos:

·Temperatura do corpo é de  - 37 a 40 graus centígrados
· Freqüência respiratória: 30-40 por minuto
· Freqüência cardíaca: entre 250 a 400 batimentos por minuto
· Esperança média  de vida: 7 a 9 anos
· Puberdade após 5/6 meses de idade
· Gestação : De  38-47 dias
· Número de crias por ninhada : 5 a 8

Devem ser criados em gaiolas de dimensões grandes, evitando assim, acidentes, principalmente com crianças e falta de espaço que  prejudica o desenvolvimento e evita acidentes. Mordendo como defesa, não devem estar juntos de crianças jovens o suficiente para despoletar reacções defensivas  As gaiolas devem ser construidas com material impermeável para não haver absorção e retenção de odores. Uma cama com toalha ou um pedaço de cobertor deve ser colocada dentro da gaiola a fim de evitar que o animal durma sobre os seus dejectos. Deve ter-se uma zona preparada para fazerem s suas necessidades.
Os banhos devem ser dados com sabonetes neutros, podendo ou não conter hidratantes. Evite qualquer tipo de produto que reduza a oleosidade da pele do furão, pois esta tem um papel importante na sua protecção.
As garras podem e devem  ser aparadas, podendo ser utilizado um cortador-de-unhas humano para tal. As indicações  seguir serão as mesmas que no artigo sobre como cortar as unhas a um gato

Os furões  são animais essencialmente carnívoros, devendo ser evitada alimentação com excesso de fibras, respeitando as particularidades de seu trato digestivo.
Existem no mercado rações específicas para a espécie, que contém um alto índice de proteínas, elevada energia e poucas fibras. Evitar frutas, doces, ou qualquer outro alimento de nossa rotina alimentar.

 

 
                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site