O que é uma ferida? 

 

Uma ferida é uma solução de continuidade  que causa os danos à pele e aos tecidos  subjacentes. Pode estar aberta (por exemplo um corte) ou fechada. Que deve  fazer se uma ferida estiver a sangrar? Tente parar o fluxo de sangue inicial aplicando a pressão à ferida com um absorvente  adequado  como  gazes  ou um tecido de linho limpo. Isto protegerá a ferida durante o transporte às instalações  veterinárias mais próximas e impedirá toda a contaminação  adicional do ferimento.

 

 Se possível, tente manter levantada  a área afectada. Não aplique nenhum desinfectante ou  outros produtos químicos à ferida sem indicação do veterinário ,  pois podem interferir com a sua cicatrização  .   A maioria das feridas abertas serão contaminadas com bactérias depois de  diversas horas e podem frequentemente conter o outros material estranhos  tal como a sujidade , poeiras ou pêlos. 

Se possível, o seu  veterinário tentará limpar esta ferida e resolvê-la , imediatamente ou após diversos dias, dependendo de seu tamanho e do seu  grau de contaminação. Quando a ferida  já tem algumas horas   (isto é 12 horas ou mais ) ou esteja bastante infectada   (por exemplo um gato mordido com evolução para um abscesso), frequentemente se  deixa  curar sem suturar, seguindo-se uma tratamento que combinação de pensos, lavagem e antibioterapia. 

Nos casos mencionados acima, esta combinação de tratamentos é a maneira mais adequada de  promover uma recuperação rápida  das feridas do seu cão ou  gato. 

Como deve controlar uma ferida aberta  ?

 Como instruído pelo   seu veterinário assistente  deve , banhar a ferida, 2-3 vezes diariamente, com uma solução anti-séptica suave o que removerá toda a sujidade e manterá as bordas da ferida limpas. 

Deve ainda fazer o penso diário como foi indicado pelo seu médico-veterinário, ou caso, não tenha possibilidade, deve efectuar na clinica veterinária onde é assistido,  o mesmo penso.

  

 
                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site