O Golpe de Calor muitas vezes resulta da da  incuria dos proprietários dos animais de estimação. Nunca  deixe o animal  no carro fechado, durante o verão e evite te-lo na paria nas horas de temperaturas mais elevadas.  Vá imediatamente ao seu veterinário assistente. 

A desidratação consiste na perda excessiva da água do corpo ou da entrada imprópria da água no corpo. Que há a fazer em estes casos?

:Se se tratar de um acontecimento moderado ou severo,  deve recorrer à atenção do médico- veterinário assistente - se  se tratar de um caso  ligeiro em que a pele do animal mantêm a sua elasticidade deve  recorrer à ingestão de , quantidades pequenas de água pela boca. -  o animal de estimação deve ser deslocado  para um ambiente   fresco para a ajudar reduzir o arfar do animal ( mas atenção,  fresco não significa frio).Peça de imediato a opinião de um médico-veterinário.

A não fazer: - não deve ser  permitido que o animal de estimação tenha o acesso livre imediato à água ou a outro líquido. - não deve ser oferecido como alimento   nenhum alimento seco. como seja ração e deve ser mesmo evitada a própria ração húmida. A desidratação  acompanha-se  frequentemente de vómitos, diarreia, hipotermia, febre, falta de acesso à agua à água, e outras circunstâncias várias não possíveis de enumerar na totalidade. Pode ser detectada por diversos testes:

 BOCA: Estão a lingua e as gengivas  húmidas ou secas? Se estiverem secas, o animal de estimação pode estar  desidratado. A salivação é espessa ou liquefeita e abundante  ? Normalmente, a saliva é  aquosa e pouco visivel. 

OLHOS: São normais, ou afundam-se nas órbitas? Os olhos   secos podem indicar a desidratação, e indicam necessidade de observação pelo médico veterinário.

 PELE: Puxe a pele do cão  em algumas zonas do corpo Se a pele for lenta  a  retornar à posição inicial, o animal está  pelo  menos 5% desidratado. Se a pele não retornar inteiramente a sua posição, o animal está 10-12% desidratado e é provável que se encontre em condições críticas.

De qualquer forma recorra sempre  de imediato à opinião do seu médico-veterinário assistente.Nunca tente solucionar a situação por si

 
                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site