Sobre LCMV: O vírus  da coriomeningite  linfocitica (LCMV) infecta principalmente ratos. Pode no entanto ser transmitido ao homem.Os ratos podem ser portadores durante toda a vida do vírus sem nunca desenvolverem a doença ( LCM). Os hamsters e  alguns outros animais podem também ser infectados.Para simplificação  utilizar-se-à a sigla LCM para se referir à doença e LCMV, ao vírus propriamente dito.

 

 Transmissão do LCMV. 

O LCMV é transmissível através de  saliva, de urina e nas fezes excretadas por ratos infectados. As pessoas e outros animais tornam-se infectados através do contacto com estes secreções ou por inalação de partículas destas secas,aerotransportadas. Um hamster infectado  pode não mostrar sinais da doença mas pode ser portador  do vírus, transmitindo o ao ser humano. O vírus segundo os estudos efectuadosa até hoje não é considerado passível de transmissão entre seres humanos, a não ser no caso particular da mulher grávida que o pode transmitir ao seu feto, o que pode ter conseqüências graves, que irão desde o aborto ao nascimento da criança com malformações.

Os ratos e os hamsters parecem ser os portadores principais. Os porquinhos da ìndia  são  também afectados mas em situações muito raras. Os ratos e os hamsters podem ser infectados  em lojas de animais pelo contacto com roedores.

A infecção com LCMV não apresenta  necessariamente sintomas, mas para a maioria das pessoas que adoecem com LCM, a sintomatologia aparece após uma a duas semanas. Os sintomas incluem frequentemente febre, fatiga, a falta do apetite, dores musculares,dores de cabeça,  náuseas , e vómitos. Estes  duram  até uma semana, e podem ser seguidos por uma recuperação curta,  seguida   pela febre, pela dores de garganta dores de cabeça , pela confusão e pelos outros sintomas enquanto a inflamação decorre 

Existem  dois grupos de pessoas  para os quais  a infecção com o vírus é muto grave 

1-Indivíduos Imunosuprimidos 

Incluem-ne aqui desde pessoas que se encontra a efectuar quimioterapia ou que vão efectuar ou efectuaram transplantes e pessoas infectadas pelo HIV.

2- Mulheres grávidas.

 LCMV na gravidez: As mulheres grávidas que são infectadas  podem passar o vírus para o feto. Isto pode resultar em aborto ou nascimento de crianças com  malformações fisicas ou problemas neurológicos.

 Prevenção - Animais de estimação:

Deve-se sempre lavar as mãos após manusear  os animais de estimação, os seus brinquedos, gaiolas e  pratos ou bebedouros. Os animais não devem ter acesso à cozinha, nem se deve beijar os animais ou mantê-los muito próximo da boca.

 Os riscos de contrair LCM de um hamster  ou de outro roedor são muito baixos. Na  maioria de casas, o higiene  normal e a manipulação cuidadosa são  tudo que é necessário para impedir problemas (e a higiene cuidadosa deve sempre ser seguido de qualquer maneira).  

 

 

                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site