Hoje, sabe-se que, assim como o homem, os animais sentem dor, sendo esse um assunto que ainda gera muita polémica. Refere-se a capacidade de resistência do  animal comparada com o ser humano e efectivamente vemos a recuperação por vezes aparentando aos donos dos animais, ser milagrosa, de um animal que submetido a intervenção cirúrgica, em poucos dias, ou mesmo  no dia  a seguir à intervenção se encontra pronto para ir para casa. Isso não significa no entanto que o animal tenha de sentir dor.


O período pós-operatório, cancro e fracturas são alguns dos exemplos que podem ser citados de situações que causam a dor  nos animais. A dor causa uma série de eventos negativos tais quais libertação de substâncias que causam problemas cardíacos e  emagrecimento, pois o animal deixa de comer e sofre  desidratação pela diminuição na ingestão de água. No caso de cirurgias, ocorre atraso na cicatrização, o sistema imunitário fica enfraquecido ficando  o animal fica mais susceptível à doenças.

 
 Muitos  acreditam que a dor é uma conseqüência inevitável do procedimento cirúrgico ou da doença, o que não é verdade. Alguns acham que se o animal sentir dor, irá ficar quieto e não irá prejudicar a recuperação por exemplo de uma  cirurgia ortopédica, no entanto, e os donos colaborarem em termos de restringir o espaço do animal e controlar a sua actividade de forma correcta  a situação terá um desenrolar normal. E o animal terá uma qualidade que não  teria caso não existisse controlo de dor. Pacientes com cancro , por exemplo, sofrem muito de dores intensas sendo necessário o estudo e adequação de protocolos de medicação  para cada paciente, sendo o objectivo do tratamento da dor no paciente com cancro  grave não somente o de prolongar a vida em em termos temporais mas sim de permitir  que tenha o máximo de qualidade de vida. 

Como tal um dos  compromissos do médico-veterinário é o do controlo da dor.

 
                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site