Dentre todas as raças chamadas de risco a mais mediática é a Pit Bull. Sendo considerado em termos mediáticos um cão assassino convém desmistificar esta imagem: Todos os argumentos são válidos  se bem que não  sejam na sua maior parte reais.

Refere-se que o pit bull tem uma MORDEDURA DE 3 TONELADAS. Não se refere se será de força,pressão e relativamente a que superficie. Ao que se saiba, não existe nenhum estudo científico publicado que permita que alguma comparação seja feita em termos de potência de mordedura entre as diversas raças. No entanto, existem diversas razões técnicas para que se afirme que é impossível coligir dados    que descrevam a mordedura em termos de kg por centimetro quadrado de uma forma significativa. Todos os números descrevendo a potência da mordedura nestes termos podem ser relacionados a rumores infundados ou, em alguns casos, artigos de jornais sem fundamento em dados factuais.. Uma pressão de 3 toneladas levaria a que ao morder esfacelasse de forma definitiva o outro animal.

Assim como o bulldog, o American Pitbull Terrier é um cão que foi desenvolvido para brigas com touros e ursos. É extremamente forte e pode se tornar agressivo com o treinamento específico. No entanto, também pode   ser pacífico e obediente. A raça como um todo possui tendências dominantes , mas os cachorros  não nascem agressivos. Se bem educado, o pitbull pode se tornar sociável e extremamente fiel ao seu dono, obedecendo a todos os comandos. Cães descontrolados, que atacam pessoas na rua, são frutos da ignorância - ou má fé - de seus donos. 

 
                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site