Remoção de carraças.

Para remover uma carraça  do corpo de um animal,deve antes de mais usar luvas. Lembre-se de que algumas patologias transmitidas pela carraças são zoonoses, ou seja,  passam ao homem.Deverá depois usar  pinças de ponta fina ou instrumentos adequados  para remover  as carraças .

Estes dispositivos  permitem remover a carraça sem apertar o corpo da mesma.Isto é importante pois evita que mais agentes infecciosos passem para a corrente sanguínea do cão ou gato.


Não deve agarrar o parasita pelo corpo mas pela zona da cabeça.Antes de o fazer,  desinfecte a área circundante com alcool ou outro desinfectante. Não deite desinfectantes em cima do parasita pois isto pode levar a quem mais saliva contaminada passe para o seu animal de estimação.Azeite, gasolina, e aproximar lume da carraça são mitos urbanos e fazem mais mal que bem ao seu animal de estimação..

Sem girar ou torcer, puxe de forma firme e constante o parasita para o exterior. Após retirar o parasita esmague-o ou coloque-o em um fraco com alcool para o matar. Não use as mãos para o fazer.Atirar a carraça para uma sanita, por exemplo, não a mata.

Para evitar estes procedimentos aconselhamos o uso de desparasitantes de uso tópico(como as pipetas) e de coleiras insecticidas. Com principal incidência na primavera. Se se der o caso de haver o que comunmente chama de praga, ou seja, infestação de sua casa, poderá ter de recorrer a serviços profissionais

 
                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site