As transfusões de sangue podem ser essenciais em caso de anemia, de  hospitalização e de cirurgia ?

São mantidas   unidades de sangue em reserva para  efeitos de transfusão de forma permanente. No nosso país nos últimos 6 anos tem-se verificado a criação de alguns bancos de sangue seguindo a orientação seguida com o surgimentos dos primeiros bancos de sangue nos Estados Unidos e Canadá.

Para que fim se deve doar sangue.

Os animais politraumatizados e anémicos necessitam muitas vezes de sangue para compensar as perdas sofridas. Como na medicina humana há a necessidade permanente de reservas de sangue. Existe ainda necessidade de efectivação de transfusões sanguíneas associadas a diversos procedimentos cirúrgicos.

Como é conservado o sangue

Não é perigoso dar sangue. os animais doadores são regra geral controlados de forma sistemática, de forma a asegurar o seu bom estado geral. O sangue recolhido é conservado em câmaras frigoríficas durante um prazo determinado nos seus elementos para a utilização adequada O sangue recolhido de um cão ou gato pode  através dos seus subprodutos ajudar mais do que um animal.

È perigoso dar sangue?

O animal  dador não deve dar  sangue mais do que três vezes por ano (variará consoante o centro de atendimento) e somente uma pequena parte do seu sangue é retirado. O processo não é doloroso e somente algum pelo será cortado na região do pescoço onde é efectuada a colheita. No total não levará mais de uma hora do seu tempo. A saúde do dador não é prejudicada de forma alguma. Os animais idosos, não saudáveis ou abaixo dos limiares de segurança não podem servir como doadores.

 Por solidariedade   salvam-se vidas de animais anémicos e um dia o seu cão ou gato pode ser beneficiado.

Que animais podem doar?

Cães e gatos exclusivamente voluntários.

No caso dos cães  os dadores têm de ter pelo menos 25 kg de peso, 2 a 6 anos de idade, ser saudáveis, vacinados e calmos. Não existem especificações de raças mais adequadas. Os candidatos deverão ser observados    de forma a verificar da sua disponibilidade e bom estado de saude.

No que se refere a gatos deverão ter peso aproximado de 5 kg, serem saudáveis, vacinados anualmente, desparasitados e testados para doenças transmissiveis por via sanguinea

. É efectuada a tipificação de sangue de forma a  minorar a possibilidade de ocorrência de  reacções adversas.

Como voluntariar um doador

 São sempre necessários doadores, pelo que deve falar com o seu Médico-Veterinario assisnte de forma a saber se  este tem ou é apoiado por um banco de sangue ..Ajudando um animal, o seu pode ser ajudado amanha.  

 

| | | | |
  ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves  Contacte o Webmaster sobre problemas no sitio