pets, pet supplies
pets, pet supplies

     Inicio         Casos clinicos         Cães       Gatos         Prevenir        Emergências Médicas             Saúde              Contactos            Horário  

pets, pet supplies
 

 

pets, pet supplies

Alimentação

pets, pet supplies
pets, pet supplies

  

Alimentação dos cachorrosAlimentação

Muitas pessoas dão comida caseira aos seus cães, pensando na economia e na relação afectiva que têm com os  seus animais. Estudos comprovam que a comida caseira acaba sendo até 100% mais cara se levarmos em consideração o tempo gasto para a preparação,    e ainda a dificuldade de se equilibrar  correctamente as doses de ingredientes necessárias para uma saúde perfeita dos animais de estimação.

Consequentemente, muitos problemas de pele e de estômago dos animais acabam por aparecer devido a uso de temperos não aconselhados da alimentação humana ou de excesso de deteminados ingredientes.

Lembre-se: carinho e afecto não são suficientes para uma saúde perfeita.

Hoje, o mercado de rações oferece ao consumidor uma variedade enorme de produtos, desde aqueles que se vendem nos Supermercados até ás raçõesdos veterinarios e petshops, que variam de acordo com a qualidade das matérias-primas envolvidas em sua fabricação. Conseqüentemente, o preço também vai variar.  A ração pode ser na forma de alimentos húmidos ou seca  .

A grande vantagem das rações é a certeza de, ao escolher uma marca de boa qualidade, estar   a fornecer ao seu animal de estimação todos os elementos essenciais à manutenção de uma boa qualidade de vida e do bem estar do animal, pois estes elementos estarão equilibrados e apresentados de uma forma na qual serão facilmente absorvidos pelo seu animal.

 

 

Cachorros

Devem ser alimentados de 3 a 5 vezes ao dia, em pequenas quantidades, com rações próprias , que são aquelas com alto teor de energia metabolizável e um maior nível proteico. Devem ser dadas até os 12 meses de vida.

 

Adultos

Podem ser alimentados 1 a 3 vezes ao dia,.

 

Fêmeas gestantes e em lactação

Devido ao desgaste e à necessidade de alimentar sua ninhada a ração oferecida deve ter um alto teor de energia, podendo ser substituída pela ração de filhote.

Deixar ração à vontade ou estabelecer horários para alimentação é uma decisão que deve ser tomada de acordo com a rotina da família.  Como dar comida 3 vezes ao dia se todos trabalham fora?

 

Se   optar por deixar ração à vontade, deve tomar alguns cuidados:

Só deixe ração seca, pois a  húmida   poderá    fermentar, causando problemas ao seu cão. 

Não deixe a taça  com ração muito próximo do taça com agua , pois alguns cães costumam brincar com a água e isso poderá molhar a ração, também provocando a fermentação. Por outro lado, ao serem estabelecidos horários para refeição, terá um animal mais condicionado e sobre o qual terá um controle maior de sua alimentação.

Evite dar   petiscos durante o dia, pois eles poderão tirar o apetite de seu cão. Os petiscos não têm qualidade para substituir uma refeição à base de ração 

Alimentar um cão é fácil e prático. Basta que   siga as orientações do seu  veterinário e escolha a maneira que melhor se adequa à sua rotina de vida.

Lembre-se: ele depende de si  para conseguir   alimentar-se  correctamente.

pets, pet supplies
 
pets, pet supplies