A Pandemia não mudou somente os nossos hábitos, diminuindo as saídas e interações sociais, incentivando o teletrabalho e mudando a forma do ser humano de se relacionar com os outros. Os nossos animais também foram afectados por mudanças radicais nos seus ritmos normais de vida, estando mais horas com os seus tutores, em alguns casos tendo mais saídas para a rua, mas também sendo influenciados pelas mudanças de temperamento dos mesmos.

Como tal é necessário antes de mais detectar as mudanças comportamentais que podem indiciar um aumento de stresse do seu amigo de 4 patas. No caso dos gatos, dimunição da alimentação, menos acesso e uso da areia onde faz as necessidades e o excesso de lavagem da pelagem. e esconderem-se da sua  familia humana.

Em termos dos cães, aumento de agressividade, vocalização excessiva, comportamentos destruitivos em termos de mastigação ou de se lamberem, são alguns dos indicios de que nem tudo está bem.

Consoante a situação poderá ser necessário falar com o seu Médico-Veterinário para verificar a forma de agir, noeamdamente em casos que impactem a saúde fisica do animal,  no entanto existem algumas atitudes que pode tomar para reduzir o stresse.

 Nos gatos, que são mais sociáveis do que se comunmente pode achar, fazer festas sempre que ele vem ter consigo, incentivar brincadeiras com o mesmo, mas também  ter um local que é só dele e não o incomodar quando se encontra no mesmo, ter sempre comida disponível e água fresca.

Para os cães, o exercício fisico é uma excelente forma de aliviar situações stressantes, tanto para o cão como para o tutor, pelo que deve apostar em passeios mais longos e com novas zonas de intereresse em vez de fazer sempre o mesmo percurso dando azo a encontrar novos locais e cheiros  para explorar, que é uma excelente forma de ocupar o seu tempo e o dele . Faça-o trabalhar pela comida, colocando-a em lugares diferentes para o fazer procurar a mesma

 

 
                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site