A enucleação ou remoção do olho é efectuada porque se chegou a um ponto em que a visão não é recuperável e a sua manutenção seria dolorosa ou prejudicial ao animal devido a traumatismo muito grave do globo ocular. Estes ocorrem  devido a  cortes, arranhões, tumores, glaucoma e  ulceração devida a herpes( gatos). Qualquer uma destas situações  cria um olho  cego e dorido. 

O objectivo será eliminar a dor quando a restauração da visão se torna impossível. Muitas pessoas têm preferência por manter os dois globos oculares do seu animal mas infelizmente muitas vezes tal não é possível.

Apesar disso alguns procedimentos como para o glaucoma encontram-se disponíveis mas  entra em cena os custos elevados e recorre-se por opção do dono à enucleação ou então a enucleação é simplesmente a melhor opção.

A cirurgia em si não é muito dolorosa embora, logicamente implica desconforto para o animal que é  minorado através de medicação adequada. Na cirurgia o olho é removido e as pálpebras são suturadas .Dependendo da cirurgia, os  pontos são retirados num prazo de  12 dias. O edema da zona, em uma semana é reduzido. Pode recorrer a utilização de um colar  Isabelino para evitar que o animal coce a zona em tratamento, mas agluns procedimentos podem variar consoante o centro de atendimento médico veterinário e claro, do animal.

Os animais perdem visão periférica no lado  onde  é  submetido a intervenção e  será necessário as pessoas nos primeiros tempos sempre que se aproximarem por esse lado o façam com cuidado para não assustar o animal. Os gatos não caseiros devem ficar em casa devido a riscos acrescidos das lutas de rua. Fora isso a recuperação faz-se rapidamente e o animal em pouco tempo aprende a viver com estas limitações.

 

 

                                                                                                                             ©Hospital Veterinário Principal Dra Cristina Alves   Contacte o Webmaster sobre problemas no site